Blog da Trudata

Fique por dentro dos artigos que preparamos para você.

Quais as diferenças entre MEI e ME

Quais as diferenças entre MEI e ME

As duas categorias de empreendimento com maior número de representantes no Brasil, MEI (Microempreendedor Individual) e ME (Microempresa), são os primeiros passos do empreendedor que tem intenção de começar um trabalho autônomo ou um pequeno negócio de família. 

Dependendo da atividade exercida pelo empreendedor, pode ser mais vantajoso se formalizar pelo MEI. Se o que está procurando é uma equipe de funcionários na loja ou escritório, a opção de ME parece mais adequada. Mas em qual dos dois eu me encaixo melhor? 

Neste artigo você vai encontrar todas as informações e tirar suas dúvidas sobre as duas categorias que representam o microempreendedor brasileiro: MEI e ME.

Principais diferenças entre MEI e ME

A diferença que mais chama atenção logo de início é com relação ao faturamento anual das duas categorias. O do Microempreendedor Individual tem um limite bruto de 81 mil reais por ano, enquanto o da Microempresa é um pouco maior, e chega a R$ 360 mil.

Além do faturamento, podemos notar outras diferenças entre empresa ME e MEI, como:

Atividades

Para ser MEI existe uma lista de atividades específicas para participar da categoria. É preciso ver se seu trabalho faz parte dessa lista.

No caso da ME, existem diferentes categorias que definem os tipos de microempresa.

Formalização

O cadastro para ser MEI é simples, pode ser feito pela internet no Portal do Empreendedor, sem burocracia.

Já para abrir uma ME é um pouco mais complexo, pois precisa de contrato social.

Contabilidade

Uma ME deve cumprir com todas as obrigações contábeis de uma empresa, e por isso, tem que manter o registro da contabilidade mensal com as entradas e saídas de produtos e serviços.

O MEI não precisa de valores da operação já que paga imposto em valor fixo.

Impostos

É um valor fixo mensal que varia de acordo com a atividade que o profissional exerce, seja ela no comércio, serviço ou indústria. 

Na ME é pago um valor que tem base na receita ou faturamento do período.

Funcionários

Nesse quesito a diferença é grande entre uma categoria e a outra. O MEI pode contratar somente um funcionário pelo salário mínimo ou piso da categoria.

No caso das MEs que atuam na área de comércio, é possível contratar até 9 funcionários. O Número ainda aumenta para o setor da indústria que pode contratar até 19.

 

E aí, em qual categoria você se encaixa?

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar